quarta-feira, 24 de junho de 2009

La Fête Nationale du Québec à Montréal

Pois é, enquanto os canadenses festejam sua independência só na próxima semana, os quebequenses passam na frente e festejam hoje a Fête Nationale du Québec. O 'Nationale' não tem nada a ver com o Canadá, mas sim com o Québec nação. Hoje é pecado usar vermelho, fazer qualquer referência à folha de bordo ou falar inglês. Hoje é dia de azul e branco, da flor de liz e de falar francês.

Eu fui ver o desfile dos gigantes na rua Sherbrook com o Juan-David. Taí algumas imagens do desfile.



Eu tinha pensado em ir direto pro parque Maisonneuve assim que terminasse o desfile, mas como ainda era cedo resolvi ir pra casa tomar um banhozinho, e voltar pro show mais tarde. Eu tava bem animado porque na programação do show tinha Ariane Moffatt e Karkwa. Mas foi bem decepicionante. Primeiro, 330 ml de cerveja 5 doletas, eu comprei um copinho só pra tirar uma ondazinha, depois multipliquei por 1,8 aí deu uma dor no coração (não podia entrar no parque com bebida).


Segundo, bateu a fome, daí fui numa barraquinha com uma placa 'Super Jumbo Hot Dog', 3 doletas, pedi um. Pão, salsicha assada, só, nem molho. É pão e salsicha, algo que no Brasil você não pagaria 50 centavos. Terceiro, cigarro, fumaça interminável, não tinha como fugir, todo mundo fumando, tava sufocado. Quarto, bando de bêbados separatistas que só faziam gritar "Vive le Québec libre" e achavam isso bem divertido. Quinto, muita politicagem e pouca diversão, pior que comício no Brasil, porque no comício depois que o político fala o show come solto, aqui, era uma musiquinha, uma mensagem de cunho separatista, uma exortação, patrocinadores, blá blá blá, mensagem de cunho separatista, uma exortação, uma musiquinha. Sexto, o show dos artistas não era separado, fizeram um revezamento. Mas o mar azul e branco era bonito de ser ver.

2 comentários: