sexta-feira, 3 de julho de 2009

Canada Day em Ottawa

Eu já tinha feito planos de ir no Velho Porto de Montréal para as celebrações do primeiro de julho. O lance é que várias pessoas me disseram que o Canada Day aqui em Montréal é bem apagado, então comecei a pensar na Capital Federal... Mandei uma mensagem para Candace falando que estava em dúvida e só recebi um YOU MUST GO!!! como resposta. Tá bom, ordem é ordem.

Na quarta-feira saí cedinho de Montréal, o Rodrigo foi comigo. 6:30 já estava na rodoviária comprando a passagem para Ottawa. A Station Centrale d'Autobus de Montréal é acessível a partir da estação Berri-UQAM, ou seja, é só subir a escada rolante que você cai dentro da rodô (e isso faz toda diferença no inverno). De lá saem ônibus para New York, Ottawa, Québec City, Laval, Sherbrook e um monte de outras cidades do Québec.

Uma coisa que me chamou a atenção é que a passagem para Ottawa não tem horário nem poltrona marcada, ou seja, você compra a passagem e vai correndo para a fila que se forma na plataforma. Se o busão lotou azar o seu, vai no próximo. Não sei se funciona assim para as outras cidades.

O ônibus era bem zuado, nada confortável. Mas como na noite anterior eu fui dormir umas 2:30 da manhã (fui ver o show de Stevie Wonder no Festival de Jazz de Montréal), eu estava com tanto sono que fui dormindo a viagem toda. Ahh, são mais ou menos duas horas de Montréal para Ottawa. É ali. Um tirinho de espingarda. E a passagem 68 doletas ida e volta. Pois é, absurdo. Mas o dinheiro valeu muito a pena porque Ottawa é, sem sombra de dúvidas, o lugar mais bonito que eu já visitei. Tá, eu me impressiono com pouca coisa, mas confia em mim, Ottawa é muito linda, deixa Montréal no chinelo.

Assim que chegamos (umas nove e meia) fomos direto para a colina do parlamento. A cerimonia começou umas dez, primeiro com o hasteamento da bandeira, depois a troca de guarda, depois o pessoal da polícia montada, resumindo bem o que aconteceu, o primeiro ministro passou cumprimentando todo mundo que estava próximo à grade de segurança, e eu tava lá, não acreditei quando ele apertou a minha mão e falou "Happy Canada [Day]!", na verdade não sabia se filmava, se tirava foto, se apertava a mão, foi muito legal. Depois a esposa dele passou entregando uns pins com a bandeira do Canada e eu só pensei "mais um para a minha coleção". Logo depois, Michaëlle Jean, a governadora-geral, representante da rainha Elisabeth II, passou a tropa em revista.



Depois da cerimonia começou o show no palco principal com vários artistas canadenses. Tava muito massa e eu só pensava "pqp, os quebequenses têm que aprender muito ainda, se eles fizessem 1% disso aqui no 24 de junho, já tava uma maravilha". A música não parava, quase nenhuma fumaça de cigarro, clima muito bom, tanto que eu nem pensei em cerveja. Fomos dar uma volta pelas ruas próximas ao parlamento e cada vez ia me apaixonando mais pela cidade. Várias vezes passou pela minha cabeça (e ainda passa) de mudar para Ottawa. Meu namoro com a cidade foi até umas 19 horas quando pegamos o ônibus de volta para Montréal.

Um comentário:

  1. poo, muito massa, músicas de varios estilos, de varios lugares do mundo, artistas na rua... AHAAAAA, eu vi vc filmando as minas.
    Muito bonito, as ruas cheias, massa.

    ResponderExcluir